segunda-feira, 19 de abril de 2010

Artistas e seus egos

Esse é um tema que vêm me encomodando realmente muito nos ultimos tempos, na verdade nos ultimos dois anos, acho que devido ao fato de apartir dessa época me envolver completamente com essa área de ilustração, design etc.

Acho que todo mundo já deve ter notado isso pelo menos uma vez, quando artistas/designeres amadores ou não, adquirem um pouco mais de experiência acabam se tornando extremamente arrogantes e seus egos inflam a tao ponto de sufocar todo e qualquer indivíduo que ousar chegar perto, é claro que isso não é uma regra geral, existem grandes artistas por aí que são pessoas ótimas, mas esses que acabam indo pro lado mal da força conseguem com muita facilidade acabar com o dia de qualquer um, parece que eles se esquecem que precisaram treinar muito pra chegar aonde estão e receber o mínimo reconhecimento, se esquecem que também um dia precisaram se virar pra aprender técnicas novas, como dominar o Photoshop e afins, ou que marca de aquarela se encaixa melhor com suas espectativas. Ninguém nasce sabendo nada disso, e mesmo quem é um artista phodão hoje um dia foi exatamente igual a tantos outras que estão apenas começando a assimilar técnicas e a desenvolver suas idéias.

O ponto que eu quero chegar é o seguinte: Só porque você desenha melhor que alguém e tem um pouco a mais de reconhecimento, isso não te dá o menor direito de desmerecer ou rebaixar o trabalho de alguém que ainda está começando, muito pelo contrário, aproveite essa sua experiência para dar dicas e olhar mais profissionalmente o trabalho dos outros, lembrando é claro que existe um abismo entre críticas construtivas e desmerecimento ou rebaixamento do trabalho de alguém. Não estou dizendo que devem sair por aí contando todas as suas técnicas ninja secretas de pintura, desenho etc, pelo contrário, ninguém é obrigado a isso, se não quiser dar dicas, ok, e convenhamos, todo artista é um pouquinho egoísta quanto a isso, nenhum mágico (tirando o Mister M) gosta de sair contando seus segredos, neh!? Mas voltando ao assunto inicial, se não for dar dicas, ao menos trate com respeito o trabalho dos outros, e por favor, não confundam respeito com falsos elogios, a segunda pior coisa (logo após o primeiro colocado que é ter seu trabalho desrrespeitado) é ter seu trabalho tratado com falsidade.

Resolvi escrever isso devido á muitas coisas que têm acontecido comigo e com tantos outros na mesma situação que eu, aqueles que estão batalhando por seu lugarzinho ao Sol...

Um comentário:

Alice Coe disse...

Isso é péssimo mesmo não?? A pior coisa é vc ficar pra baixo por causa da opinião de alguém "melhor"...mas sabe o que eu acho mais irritante? è ter q ouvir isso de quem não sabe nada!! As pessoas adoram dar palpite mesmo sem conhecimento e isso é mto insano mew!!